Desde 1994 e no âmbito da sua atuação, a VHSJ procura responder de forma complementar aos pedidos de apoios materiais para doentes sinalizados pelo Serviço Social e Serviços do Centro Hospitalar S. João, E.P.E.
Procuramos dar continuidade à política de intervenção social de proximidade nas situações de vulnerabilidade e exclusão social numa lógica de complementaridade e de favorecer as sinergias de humanização.
A 16 de junho de 2009 formalizou-se o protocolo de parceria entre o Serviço de Humanização do Centro Hospitalar S. João, E.P.E. e a Associação Voluntariado Hospital S. João.
O Projeto “Banco de Roupa” surgiu pela necessidade de apoiar os doentes adultos atendidos no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar S. João, E.P.E. Disponibilizamos gratuitamente o vestuário necessário ao conforto do doente para o momento da saída hospitalar.
Proporcionamos também os bens essenciais aos doentes para conforto no internamento e na alta hospitalar, mediante referenciação da Unidade de Ação Social e dos Serviços do Centro Hospitalar S. João, E.P.E.
Contamos com uma Equipa Voluntária responsável pela organização do espaço de armazenamento e do stock.
E, com a generosidade de todos os cidadãos, empresas solidárias e a parceria estabelecida com o Banco de Vestuário da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A VHSJ integra um contexto local específico de intervenção propiciador à reflexão sobre educação para a cidadania participativa e inclusiva e ao compromisso para com os outros.
Nesse âmbito, surgiu o Projeto “EduC” numa vertente de assumir a responsabilização da VHSJ enquanto Instituição, na educação para a cidadania dos jovens estudantes do ensino superior para a promoção do desenvolvimento humano e sensibilização dos problemas sociais e humanos.
Iniciamos em 2007 e detemos protocolos de colaboração para a realização de Unidades Curriculares, Trabalhos de Observação e Estágios Curriculares com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Universidade Portucalense Infante D. Henrique Cooperativa de Ensino Superior CRL, Escola Ciências da Saúde da Universidade do Minho.
O Projeto “Leituras Soltas” tem como iniciativa contribuir para o bem-estar do doente internado para a melhoria da qualidade de permanência do internamento no Centro Hospital S. João, E.P.E., através do acesso à leitura gratuita e à aquisição de jornais e revistas.
Aguardamos um espaço para organizar a biblioteca da VHSJ para o doente.
O Projeto Solidário “Espelho Mágico” tem como objetivo contribuir para a melhoria da autoestima e bem-estar do doente internado do Centro Hospitalar S. João, E.P.E., através do serviço gratuito de cuidado da sua imagem pessoal.
Aguardamos um espaço de armazenamento do equipamento e material.