Quem Somos

Nascemos, no ano de 1985, pela criação de um corpo de Voluntariado de apoio aos doentes do Hospital S. João com objetivo de humanização como forma de abertura à comunidade. Impulsionado pela Dr.ª Maria Teresa Salgado, o projeto contou também com os promotores Professores Doutores Daniel Serrão e Walter Oswald, Dr. Paulo Santos e Dr. Castro Ribeiro e com a colaboração do Serviço Social e do Departamento de Educação Permanente, presididos pela Dr.ª Isabel Cantista e Enf.ª Antonina Miranda.

Deste projeto foi criada uma Comissão Instaladora constituída por Professor Doutor Daniel Serrão, Dr.ª Maria Teresa Salgado, Benjamim Morais, Dr. Albano Pinheiro e Melo, Enf.º Ferreira Pinto, D.ª Lucinda Braga, Eng.ª Maria Filomena Santos, Professor Doutor Filipe de Almeida, Sr. Miguel Ramos e D.ª Maria Eugénia Ramos para a criação de uma Associação.

Desde 2000, a Associação Voluntariado Hospital S. João é uma Instituição Particular Solidariedade Social em Saúde, tutelada pelos Ministérios da Saúde e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, sediada no Centro Hospitalar S. João E.P.E. com quem está protocolada.

Contamos com a colaboração de Voluntários no Centro Hospitalar S. João, E.P.E. – Pólo S. João e Pólo de Valongo, o apoio dos Associados Efetivos e a generosidade de todos os cidadãos.

Pretendemos contribuir para o bem-estar daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade do estado de saúde, com base num espírito de solidariedade, generosidade, partilha, ação construtiva e serviço.

Colaboramos com o Centro Hospitalar S. João, E.P.E. nas situações de vulnerabilidade e exclusão social, através de apoio social em regime de complementaridade.

Fomentamos a cultura de solidariedade, cidadania ativa e participação democrática para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Promovemos um Voluntariado qualificado e de continuidade contribuindo para a promoção de competências pessoais e sociais.

Missão

Dar um contributo para a humanização hospitalar, tendo em conta a dignificação da pessoa e defesa do seu direito.
Acreditamos numa sociedade promotora do direito de igualdade no acesso à saúde, sendo uma responsabilidade conjunta do cidadão, da sociedade e do Estado.

Visão

Ser exemplo de prestação voluntária de um exercício livre de cidadania ativa e solidária.
Acreditamos que o Voluntariado é um ato de cidadania ativa e de participação democrática, enquanto valor e prática livre, responsável e solidária, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Princípios

Ética no respeito à individualidade e singularidade da pessoa.
Respeito pela dignidade humana e defesa dos seus direitos.
Igualdade entre homens e mulheres na participação e na tomada de decisões.
Complementaridade ao trabalho dos profissionais de saúde numa vertente puramente humana.
Gratuitidade do apoio voluntário prestado.

Orgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente - Heitor Daniel do Carmo
Secretário - Mário José de Jesus Vieira
Vogal - Ana Maria Mendes da Cunha Costa

Direção

Presidente - Manuel Carlos Costa Carvalho Dias
Vice-Presidente - Fernando Campos Santos Monteiro
Secretária  - Dalila Emília Ferreira de Magalhães Silva
Tesoureiro  - Hermínio da Silva Rodrigues
Vogal  - Carminda Amélia de Sousa Marques da Cunha
1º Suplente - Artur José Ribeiro Teixeira
2º Suplente - Carlos Alberto Coelho da Silva Lemos

Conselho Fiscal

Presidente - Jorge Manuel Alves Martins
Secretário - José Maria Freitas de Carvalho
Relator - Manuel Basílio Simões dos Santos
Suplente - Maria Manuela Correia Ferreira Batista

Organograma

organograma

Documentos

Siga-nos